Descoberto planeta como a Terra em zona habitável

23/04/2014 18:45
 
              
                     Descoberto planeta como a Terra em zona habitável
Conceção artística do Kepler-186f. Veja abaixo uma animação em vídeo do sistema planetário onde se insere este novo planeta. © NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech
Uma equipa internacional de astrónomos acaba de anunciar a descoberta do primeiro planeta semelhante à Terra a orbitar a sua estrela a uma distância que torna possível a existência de água em estado líquido à superfície. Batizado Kepler-186f, o planeta está localizado a cerca de 500 anos-luz e é o mais parecido com o nosso encontrado até hoje. 
 
Em comunicado, a Universidade da Pensilvânia, nos EUA, uma das instituições envolvidas na descoberta, explica que a deteção deste corpo celeste confirma, pela primeira vez, a existência de planetas com dimensões como as da Terra na zona habitável de estrelas que não apenas o Sol.
 
Isto porque, embora outros planetas tenham já sido encontrados na zona habitável das suas estrelas, todos eles são pelo menos 40% maiores do que a Terra. "O Kepler-186f é, provavelmente, o planeta mais semelhante à Terra já descoberto", afirma Eric Ford, professor de astronomia e astrofísica daquela universidade e um dos autores do estudo publicado na revista Science onde se dá conta deste achado. 
 
Porém, salienta o cientista, a equipa sabe já que há diferenças entre as realidades dos dois planetas. "O Kepler-186f orbita uma estrela com cerca de metade da massa do Sol, o que significa que a mesma é muito mais fria e que a maior parte da luz que emite chega sob a forma de radiação infravermelha e não de luz visível", descreve.